terça-feira, 1 de dezembro de 2009

XILÓGRAFOS PARAIBANOS - FRANCISCO SALES

" To ai na batalha, gravando e talhando todos os dias."

Fotos: José Altino-Atelier Miramar-2009


DEPOIMENTO - Francisco Sales.

Meu nome é Francisco Sales nasci em Areal, agreste Paraibano perto de Campina Grande, no sítio Furnas, no ano de 1960, numa das familias mais antigas da região. Desde a infancia eu gostava de criar meu próprios brinquedos e foi ai que fui tomando gosto pelas artes plásticas.
Cresci, casei e tive que arranjar um emprego, ganhar dinheiro, e ai passei um período sem desenhar.
Na década de oitenta fui para São Paulo, lá comecei a ter contato com as artes, visitar a Pinacoteca do Estado, era um dos meu programas favoritos.
Através do MASP e de outras exposições, fora a academia de BELAS ARTES, foi quando eu descobri o Liceu de Artes e Oficio do Estado de São Paulo, umas das escolas de arte mais importante da America Latina. A partir dai foi que comecei a fazer alguns cursos de férias, com muita dificuldade porque era pago e por causa da correria de São Paulo. Iniciei um curso de desenho, não fui até o fim porque não pude pagar. Fiz um curso de pirografia, foi através dele tive meu primeiro contato com a xilogravura. Já carregava no sangue a cultura popular do nordeste, lendo e ouvindo cordeis, cantoria de viola, imbolador de coco. Comecei a talhar, ai fiz minha primiera xilogravura. Neste periodo conheci José Altino, um dos mais respeitados xilogravadores paraibanos, e tive aula com ele no Atelier Miramar.
Meu estilo é mais o regional popular, pois a xilogravura popular busca retratar as festas do campo, as manifestações populares como: o forró, cavalo-marinho, o boi de rei, a religiosidade do povo, as fogueiras. Em geral a cultura popular brasileira com especialidade no nordeste do Brasil. Essas manifestações são para a cultura popular do Nordeste como o grafite é para o Hip-Hop.
Ta sendo uma luta de resistencia mas estamos resistindo com muita dificuldade.

Tive minha primeira exposição na Secretaria de Turismo de São Paulo, na Sala Iracema.


To ai na batalha, gravando e talhando todos os dias.


Francisco Sales

E-mail: salesbarros@hotmail.com





















" To ai na batalha, gravando e talhando todos os dias."

Um comentário:

  1. O FRANCISCO SALES É UM GRANDE ARTISTA, TIVE O PRIVILÉGIO DE SER COLEGA DE AULA DELE FAZENDO UM CURSO DE XILOGRAVURA COM O MESTRE ALTINO EM JOÃO PESSOA-PB.

    UM ABRAÇO!! E SUCESSO!!!

    SALIÊ ANDRADE
    www.salieandrade.blogspot.com

    ResponderExcluir